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Dicas de Sucesso para Pequenas e Médias Empresas

No mundo globalizado, o marketing tornou-se ferramenta fundamental para o sucesso dos negócios. Isto graças à sua visão teórico-funcional, pois tornou-se o centro do processo organizacional o qual é foco de decisões relacionadas a vendas, consumo e lucros da empresa.

O sucesso de um empreendimento está devidamente relacionado à visão de excelência do marketing. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para as pequenas e médias empresas de como utilizar este pensamento mercadológico como um diferencial competitivo e estratégico. Vejamos:

  • Abordagem criativa mercadológica - Na busca de uma posição de exclusividade, vale investir no diferencial, oferecendo algo novo e criativo, de forma que as pessoas estejam dispostas a pagar por isso.

  • Análise de PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças) - Entender os pontos fortes e fracos da concorrência e reconhecer as oportunidades e ameaças podem oferecer ima boa decisão estratégica em relação à posição competitiva.

  • Seja o primeiro na mente do consumidor - O bom uso da comunicação de marketing garante que a marca seja lembrada, para isto, use todos os recursos possíveis: promoção, propaganda, mídias sociais, relações públicas, entre outros.

  • Consumidor como foco do processo - Agir e pensar conforme às expectativas do cliente de forma antecipada e pró-ativa, auxiliam na construção da imagem de qualidade em serviços.

  • Ofereça produtos de qualidade - Um bom produto com uma bela embalagem juntamente com a promessa de satisfação garantida, com perspectivas de que ela realmente seja garantida, auxilia na construção de uma percepção favorável juntamente com o público-alvo.

  • Tenha um bom gerenciamento da marca - Uma estratégia de branding bem administrada é, sem dúvidas, garantia de sucesso e rentabilidade. Lembrando que, as pessoas compram a marca e não o produto.

  • Comunique-se com seus clientes - Invista em centrais de atendimento, ouvidoria e pós-venda, esteja sempre disposto a ouvir o que seu cliente tem a dizer.

  • Realize pesquisas de mercado - Esteja antenado nas mudanças do mercado e na concorrência. Isso evita surpresas no caso de haver uma perda de clientes na empresa.

Com essas dicas colocadas em prática, a sua empresa poderá se tornar uma referência dentro do seu setor competitivo. Outro ponto importante que deve ser trabalhado é o endomarketing, mas esse é um assunto para outro post. Até mais.

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