top of page
Posts Recentes
Arquivo

Google Trends - Conheça Essa Poderosa Ferramenta Gratuita de Marketing!




Você já ouviu falar ou já utilizou o Google Trends?


Essa é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google para avaliar tendências na internet. Através dela, é possível identificar os assuntos mais comentados e as maiores tendências de mercado.


Para utilizá-la basta acessar o site clicando AQUI!


Hoje vamos mostrar um pouco mais dessa ferramenta e dar algumas dicas para tirar o melhor proveito dela!


  • Para que serve o Google Trends?


O Google Trends pode ser utilizado por empresas que tenham interesse em conhecer o gosto dos usuários e as tendências de mercado. Através dele é possível montar estratégias de marketing e direcionar produtos para os mercados certos.


Outra utilidade da ferramenta é fornecer dados importantes para pessoas que tenham investimentos financeiros e gostem de acompanhar movimentações políticas e financeiras do país.


Além disso, os apenas curiosos e que gostam de saber sobre os assuntos mais comentados do momento também podem se beneficiar.


  • Como funciona o Google Trends?


Logo na página inicial é possível identificar os principais assuntos comentados no país e ao deslizar a página para baixo são carregados mais tópicos em ordem decrescente.


Hoje, 14/09/16, por volta das 12:00h, os 5 assuntos mais comentados e pesquisados no Brasil eram:



  • Quais são as opções de segmentação do Google Trends?


Além das informações sobre os principais tópicos do país, é possível utilizar a ferramenta de segmentação para refinar a pesquisa:


1 - Selecionar outros países


O Google Trends oferece uma lista de países que podem ser analisados. É uma opção bastante interessante para pessoas que possuam empresas no exterior, para os que tem o costume de viajar para outros países e para os curiosos sobre a vida fora do seu país de origem.



2 – Selecionar uma categoria específica


Além da escolha do país, o Google Trends oferece algumas categorias genéricas para serem analisadas. Dentro delas é possível ver quais os assuntos mais comentados.





3 – Vídeos e Canais do YouTube


Outro ponto de destaque da ferramenta é a possibilidade de analisar quais são os vídeos e os canais do YouTube mais populares no momento.

  • Quais as principais funcionalidades do Google Trends?

Além de verificar os assuntos mais comentados na internet, escolher países específicos e analisar categorias separadamente, o Google Trends oferece uma ótima ferramenta de detalhamento sobre cada assunto.


Para exemplificar, escolhemos um dos assuntos mais comentados nos últimos dias: Eduardo Cunha.


Fizemos uma pesquisa sobre o ex-presidente da Câmara dos Deputados dentro da ferramenta para mostrar algumas funcionalidades especiais:



1 - Fazer comparações


Ao pesquisar um assunto específico, o Google Trends oferece a opção de comparar o termo pesquisado com outro assunto. Dessa forma, é possível visualizar em formato de gráfico a quantidade de buscas de dois ou mais termos durante períodos específicos.


Comparação entre os termos Dilma (vermelho) e Cunha (azul) nos últimos 30 dias.


2 - Interesse por sub-região


Além da escolha do país, é possível adquirir informações de pesquisa sobre o tema em sub-regiões. Por essa ângulo, é possível identificar locais específicos dentro do país em análise onde o assunto tem se mostrado mais relevante.


Roraima é o Estado que mais mostrou interesse no tema Eduardo Cunha

3 - Consultas Relacionadas


Outra vantagem do Google Trends é a capacidade de ser informado sobre termos de pesquisa relacionados ao tema pesquisado. Isso pode auxiliar na montagem de uma campanha no Google Adwords, onde as palavras-chave certas são fundamentais para o sucesso da campanha.




O que achou da ferramenta?


Agora você está mais preparado para usar essa poderosa ferramenta!


Caso queira saber mais informações sobre essa e outras ferramentas de marketing, acompanhe nosso Blog e nossa Página no Facebook!


Se preferir, deixe seu número nos comentários para que nossa equipe entre em contato!


Até a próxima!





bottom of page