15 anos de Facebook! Sua empresa usa?
No dia 4 de fevereiro de 2004 Mark Zuckerberg e seus colegas de faculdade estavam lançando o facebook. A criação do site foi inicialmente limitada pelos fundadores aos estudantes da Universidade Harvard, mas foi expandida para outras faculdades na área de Boston, da Ivy League e da Universidade Stanford. O site gradualmente adicionou suporte para alunos em várias outras universidades antes de abrir para estudantes do ensino médio e, mais tarde, para qualquer pessoa com treze anos ou mais. O tempo foi passando, a plataforma crescendo, e em 4 de outubro de 2012, o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão de usuários ativos, sendo por isso a maior rede social virtual em todo o mundo. Em 27 de junho de 2016, o Facebook atingiu a marca de 2 bilhões de usuários ativos.
Além de conectar pessoas em todas as partes de mundo, fazê-las compartilhar seus pensamentos, fotos, acontecimentos, gostos e opiniões, o Facebook também tem uma representação altíssima no mercado de Marketing Digital. Segundo o Digital in 2018 Global Overview, um estudo realizado pela We are social e Hootsuite, o Brasil é o 2º país que passa mais horas na internet e que mais usa as redes sociais. Os brasileiros ficam em média 4 horas navegando na internet pelo celular, e dessas, 3h39 são gastos em redes sociais. De certo, esses números comprovam a importância das redes sociais para as estratégias de divulgação, vendas e expansão do seu negócio. Para as empresas, o Facebook se tornou o principal canal de comunicação entre o suporte das mesmas e os clientes. Somente no Brasil contam-se mais de 67 milhões de usuários. Dentre os benefícios de utilizar o Facebook como ferramenta de comunicação organizacional, podemos destacar:
Proximidade com o público;
Possibilidade de realizar concursos e promoções exclusivas aos fãs, sempre atrelado à Caixa Econômica Federal;
Conhecimento das necessidades de seu público;
Aumento do potencial de comunicação, podendo levar a empresa para outras praças;
Mensuração de resultados das ações de comunicação e marketing;
Possibilidade de contratar serviços de anúncios personalizados, a mídia paga, que geram relatórios sobre o andamento e aceitação da campanha.
O Facebook Ads, serviço de anúncios do Facebook, conta com diversos recursos de segmentação e diferentes formas de investimento, possibilitando que as empresas atinjam exatamente o público-alvo desejado para assim conseguir favorecer os aspectos interativos com a participação de usuários em suas páginas, principal atributo para obter engajamento. Outra opção disponível para as empresas são as publicações promovidas, utilizadas com a finalidade de serem vistas por um número de usuários maior do que o habitual.
Todo o esforço de divulgação empreendido em sua página na rede social pode ser mensurado, sendo que é possível acompanhar e ter controle de todas as atividades. Mas apesar de todo o seu potencial, é importante lembrar que o Facebook é somente um dos inúmeros instrumentos de divulgação à disposição das empresas na internet. Sua estratégia nas redes sociais deve estar alinhada com os objetivos institucionais da empresa.