Psicologia das Cores no Marketing, Parte 2
Você sabia que as cores podem influenciar o seu cliente nas vendas do seu produto? Hoje você irá aprender quais são as cores ideais para o seu negócio. Leia a parte 1, que conta com as demais cores.
Marrom:
É o principal representante da sofisticação e seriedade. Se bem utilizada, consegue a transmitir confiança e remete a ambientes naturais, como casas de campo.
Produtos orgânicos e naturais combinam com o marrom, onde é comum vê-lo em seus anúncios e logotipos. A sensação do natural/rústico ajudam a trazer aconchego e segurança.
No meio corporativo, ele transmite sobriedade, seriedade, organização e comprometimento.
A cor é utilizada em móveis, pisos e todo o tipo de design de interiores, em indústrias de alimentos gourmet e empresas que trabalham com paisagismo.
Branca:
A cor branca transmite paz, pureza, recomeço, sabedoria e futuro. Por isso, geralmente a noiva entra de branco e é de costume usarmos branco no ano novo.
O branco representa o novo, e por isso está ligada aos momentos de paz e iluminação que as pessoas buscam em suas religiões.
Transmite também a limpeza, e por conta disso médicos, enfermeiros, dentistas e diversas outras profissões que tenham como foco a higiene, utilizam a cor branca em seus uniformes.
Já no Marketing, o branco é cor predominante na escolha das cores de fundo de sites e blogs.
Os sentimentos que o branco traz estão ligados à proteção, paz, pureza, limpeza, cuidados, precisão, nascimento e planos futuros.
Rosa:
Remete a infância e inocência.
Também é ligado muitas vezes ao feminino, pois é uma cor delicada, doce e que transmite sensação de maiores cuidados, características encontradas com maior frequência no universo feminino.
Utilizado em tons mais escuros, o rosa é ligado à sensualidade, à feminilidade, ao amor e ao romantismo.
Essa cor também é bastante encontrada em lojas e marcas que trabalham com alimentos e bebidas doces.
É chamativa, e gera as sensações: amor, inocência, satisfação, charme, delicadeza, leveza, romantismo e feminilidade.
Preto:
A cor preta remete a imponência, seriedade e poder.
Ela é elegante, forte e combina com todas as demais cores, o que uma característica muito interessante da cor. Ao mesmo tempo em que é neutra, ela chama a atenção.
Também pode remeter ao medo, curiosidade, incerteza e mistério. É fria e impessoal, tornando-a a cor mais ligada ao luto e à tristeza.
Na área de marketing, empresas que têm o luxo como destaque de seus produtos, utiliza a cor preta.
Transmite poder, sofisticação, luxo, sensualidade, sexualidade, elegância, mistério, anonimato, profundidade e formalidade.
Cinza:
O cinza é sério, sóbrio e se adapta às diversas situações em que é colocado.
Está ligado ao futuro e ao distante. Transmite conhecimento, responsabilidade e profissionalismo.
No mundo corporativo, é associado às empresas de tecnologia e inovação, transmitindo a ideia de que o futuro será bom e responsável.
Características como seriedade, sobriedade, inteligência, soberania, igualdade e responsabilidade são ligadas ao cinza.
Gostou do post? Acompanhe nosso blog, que conta com diversos conteúdos sobre marketing digital.