Jan Koum: O criador do Whatsapp
A maioria dos brasileiros conhecem e usam o Whatsapp. Mas poucos conhecem a história (ou ao menos o nome) do criador do aplicativo: Jan Koum.
Jan nasceu na capital da Ucrânia, em Kiev, no ano de 1976. Quando criança, Jan viveu épocas de grandes dificuldades financeiras. Ele e a mãe só conseguiam alimentos em um centro comunitário enquanto eles trabalhavam como babá e faxineiro.
“As coisas eram tão difíceis que o banheiro da minha escola não ficava dentro do prédio. Imagine no inverno ucraniano, a menos 10 graus, crianças tendo de passar por um estacionamento para usar o banheiro”, disse Koum em entrevista à Medium. "A Ucrânia em 1976 era um país muito fechado. Eu não tinha nem água corrente em casa. Você pode ter lido 1984, mas só quem vivia lá sabe do que estou falando", complementou.
Koum se mudou para os Estados Unidos aos 16 anos junto de sua mãe, fugindo do socialismo em seu país de origem. Aprendeu inglês e o básico da ciência da computação por conta própria. Em 1997 foi trabalhar no Yahoo, onde conheceu Brian Acton e logo se tornaram grandes amigos. Foi ao lado de Brian que a ideia do Whatsapp surgiu.
A primeira versão do aplicativo era instável e travava muito, o objetivo principal era que o usuário pudesse escrever coisas como “Estou ocupado” ou “Estou numa ligação” para que seus contatos pudessem ver.
Pouco tempo depois, Jan e Brian decidiram transformar o app em um plicativo de mensagens, o WhatsApp!
Desde sua criação, um dos principais pilares do WhatsApp foi a garantia da privacidade. A infância e juventude de Koum foi marcada por viver em um país onde se vasculhavam as comunicações dos cidadãos, é interessante saber que seu objetivo era que o app recolhesse a menor quantidade possível de dados dos usuários.
Você já conhecia essa história? Compartilhe com os amigos ;D
Comments